top of page

​                                                                             

                       CeleBridades

 

 

 

 

 

 

 

 

Sophia de Mello Breyner Andreson, grande vulto da literatura portuguesa contemporânea, nasceu de uma família aristocrática de ascendência dinamarquesa, no Porto, em 6 de Novembro de 1919. Mesmo antes de aprender a ler, o avô ensinou-a a recitar Camões e Antero de Quental. Foi no Porto e na praia da Granja que passou a sua infância e juventude. Motivos concretos e símbolos excepcionais para cantar o amor e o trágico da vida, foi-os buscar ao mar e aos pinhais que contemplou na Praia da Granja.

 

Em 1944, escreve numa carta a Miguel Torga: "(...)A Granja é o sítio do mundo de que eu mais gosto. Há aqui qualquer alimento secreto (...)"

 

Sophia de Mello Breyner passou os verões da sua infância e juventude na Praia da Granja, criando laços muito fortes com esta zona, à qual são feitas referências em algumas das suas obras.

 
< 9 gte mso> Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE <>< 9 gte mso> <>< 10 gte mso><>​​

​​
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                           

 

Eça, que frequentava esta zona por ser a estância balnear da alta sociedade do seu tempo, veio a conhecer a sua futura esposa, D. Emília de Castro Pamplona, na Praia da Granja. Nas suas cartas, tanto à sua noiva como a Ramalho Ortigão ou Oliveira Martins faz várias referências à praia:

"...querendo Deus, saio à noite deste infecto Porto. Talvez sexta-feira fique na Granja, a respirar o ar puro da verdade social que ali constantemente circula..." (carta de Eça a Oliveira Martins, 1884)

"...Ah, como eu gostaria de estar na Granja! (...) Ah, aí (...) o tempo está lindo, e tudo mais, incluindo o clássico céu azul..." (Carta de Eça à sua noiva, 1885)


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                          
 

Ramalho Ortigão declara-se um apaixonado por esta praia e dedica-lhe algumas páginas na sua obra Praias de Portugal.

"A Granja é uma povoação diamante, uma estação bijou, uma praia de algibeira. Ao chegar tem a gente vontade de a examinar ao microscópio; ao partir apetece levá-la na mala, entre as camisas, como um sachet."

"...é a mais graciosa, a mais fresca, a mais asseada das estações de recreio em Portugal."

"A povoação da Granja apresenta o aspecto de uma grande quinta particular, (...) ruas de jardim cuidadosamente varridas e areadas; moitas de hortências floridas ornando as escadas exteriores de cada prédio; maciços de rosas e de gerânios florindo os caminhos; (...), tudo isto numa rica moldura de pinhal, ampla e espessa como um caixilho de veludo genovês, verde escuro realçado pelo límpido espelhamento do mar."

"Os banhistas da Granja conhecem-se todos, apertam-se todos a mão, frequentam as casas uns dos outros, vivem finalmente em família. É tão agradável isto, que custa às vezes a suportar."

 

 

 

 

 

 


 

 

 

                                                      

 

                                                              "Grupo dos Cinco"
 

A história do "grupo dos cinco" ( Eça de Queirós, Oliveira Martins, Antero de Quental, Ramalho Ortigão e Guerra Junqueiro) remonta as suas origens à Praia da Granja. Reuniam e conviviam na Assembleia (na altura Clube da Granja).


                                                                                            Outros

​No século XIX a Granja é uma estância de veraneio, por lá passa toda a alta sociedade. Assim, as personalidades que frequentam esta zona e a praia são várias, desde Almeida Garrett aos reis D.Luís e D.Maria Pia. Mais tarde, viria a frequentar esta zona António de Oliveira Salazar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                              

                                                                                                                                                                                                                                    Praia da Granja

 Sophia de Mello Breyner

   Eça de Queirós

Ramalho Ortigão

Eça de Queirós, 

 Oliveira Martins, 

Antero de Quental, 

Ramalho Ortigão, 

Guerra Junqueiro 

Rei D. Luís I   

Rainha D. Maria Pia Saboia

Almeida Garrett 

bottom of page